Atendimento | (51) 3072-1022

GRUPO SERRA DA CAPIVARA

22/08/2021 - 8 Dias / 7 Noites

CIDADES A SEREM VISITADAS: SERRA DA CAPIVARA, JUAZEIRO, PETROLINA, VINHEDOS DO SÃO FRANCISCO

O Parque Nacional Serra da Capivara situa-se no sudeste do Piauí, a aproximadamente 500 km de Teresina e 300 km de Petrolina (PE). Abrange os municípios João Costa, Coronel José Dias, Brejo e S. Raimundo Nonato. Os sítios arqueológicos do parque são tombados como patrimônio cultural da humanidade e mostram que o homem americano viveu nesta região do Piauí há pelo menos 40.000 anos ap. As descobertas arqueológicas a partir dos anos 1970 por pesquisadores brasileiros e estrangeiros levaram este parque a conservar o bioma da caatinga com toda sua biodiversidade. Os sítios arqueológicos cadastrados superam a 1.000, sendo a maioria aberto à visitação e devem te acompanhamento dos guias locais e número reduzido por grupo. As pinturas rupestres estão principalmente em tocas, nomes dados localmente. As trilhas, em sua boa maioria, são leves a moderadas e permitem observar grande quantidade de pinturas e apreciar a caatinga e suas variações que vai desde vegetais de maior porte e localizados nos chamados boqueirões até os mais secos e espinhentos que ficam no alto da chapada pedregosa. No passado a fauna era de tatus, mastodontes e preguiças gigantes. Hoje se observam nos lugares descampados e pedregosos muitos mocós, roedores similares às cotias.

 

    BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA: No trajeto percorre-se o Circuito do Alto da Pedra Furada, com passagem para o vale do Baixão das Mulheres e o Circuito do Caldeirão dos Rodrigues. O sítio da Toca do Boqueirão da Pedra Furada possui os vestígios da presença humana mais antiga das Américas. Do Baixão da Pedra Furada, segue-se por uma escada de pedras que direciona o visitante até um paredão rochoso. Uma trilha leva até um ponto do qual se descortina uma vista aérea da Pedra Furada. Nas caminhadas no alto da chapada, encontram-se algumas oficinas de lascamento da pedra, onde os homens pré-históricos trabalhavam com suas ferramentas para tratar um animal caçado, ou preparar um instrumento de madeira.

    CALDEIRÃO DOS RODRIGUES E CANOAS: Pode ser conjugado com o Baixão das Andorinhas. A estrada termina na área de lazer do fundo do Baixão da Pedra Furada. A partir desse ponto é preciso caminhar a pé 800 metros até encontrar o paredão que fecha o fundo do vale. A subida é feita por escadas de pedra, caminhando-se, em seguida, pela chapada, passando pelos sítios com pinturas. No alto da chapada, uma escadaria de ferro e de pedra permite descer até o fundo de um vale interno, no qual se encontra um abrigo com pinturas rupestres, a Toca do Caldeirão dos Rodrigues II. As cenas representadas são de grande valor antropológico. As escavações feitas nesse sítio permitiram obter uma datação de 18.000 anos.

    SÍTIO DO MEIO: É considerada fácil. Destaque para a Toca do Sítio do Meio, onde já foram encontrados vestígios humanos de até 14.300 anos. Dos vestígios deixados pelos homens pré-históricos há pedaços de cerâmica datados de 8.960 anos sendo a mais antiga cerâmica das Américas. Encontrou-se ainda um machado de pedra polida datado de 9.200 anos, o mais antigo das Américas. Neste sítio podem ser vistos produtos da atividade humana desde o Pleistoceno Final (entre 20.000 e 12.000 anos) e passando pelo Holoceno, assim como um testemunho da vida dos agricultores atuais, um forno de torrar farinha de mandioca. É importante abrigo da arqueologia mundial.

    DESFILADEIRO DA CAPIVARA: A passagem foi utilizada por populações locais nos tempos pré-históricos. Quando os colonizadores brasileiros chegaram exterminaram as populações indígenas que ali moravam, aproveitando-se desta passagem como estrada para o norte do Estado. Algumas das pinturas destes sítios estão entre as mais antigas do Nordeste. Em caso de um ou mais dos circuitos citados estarem fechados temporariamente podemos substituí-los pelo circuito da Serra Branca e a Trilha do Hombu. Os guias locais que nos acompanharão, tem boa formação arqueológica e nos orientarão para o melhor aproveitamento dos passeios. Boa possibilidade de visitação ao Museu da Natureza (a abertura do mesmo dependerá da evolução da Pandemia da Covid de 19) localizado em uma grande rampa helicoidal – como o tronco do mandacaru, para representar, no sentido ascendente, a evolução das mudanças geológicas e paleontológicas do planeta. Suas salas são vivenciais e em que cada uma delas tem recriações de seres e paisagens que aqui existiram. Um dos pontos altos é o voo livre sobre a Serra da Capivara. O filme é passado no teto e com narração da cantora Maria Bethânia e aí está a recriação da mega fauna brasileira e o Infinito da Biodiversidade com os milhares de insetos. Outro Museu de destaque é o Museu do Homem Americano localizado na cidade de São Raimundo Nonato. O acervo do local conta peças encontradas ao longo de quase meio século de pesquisas e trabalhos arqueológicos no parque. Aqui encontramos a trajetória do ser humano, partindo de 100.000 anos atrás, no início da evolução dos hominídeos, e segue o caminho até a chegada do colonizador europeu na América. Também temos os elementos teóricos sobre como o continente americano foi povoado e sobre a evolução dos homens pré-históricos, urnas funerárias, objetos lapidados, desenhos, esqueletos e caracterização da fauna e flora do passado na região. Ainda é possível conhecer mais informações sobre escavações do Boqueirão da Pedra Furada, conhecido como o sítio arqueológico mais antigo do nosso continente. Ao final da exposição, o visitante confere ossos genuínos, imagens e gravuras desenhadas nas paredes da reserva, além da descrição de uma pesquisa da vasta fauna que a região abrigava. A parte final do acervo abriga uma mostra da biodiversidade atual do Parque. Também está previsto uma visita à Cerâmica que produz peças inspiradas nos desenhos rupestres da pré-história brasileira com qualidade e reconhecimento internacional. Excelente experiência a oficina de cerâmica localizada no povoado de Barreirinho em Coronel Dias, trabalha com habitantes do entorno do Parque, como alternativas de emprego e renda para as famílias da região em projeto ecologicamente moderno.

    5º DIA, 26, QUINTA – SÃO RAIMUNDO NONATO/ PETROLINA:

    Manhã livre. No caso do Museu do Homem Americano (transporte e ingresso não inclusos) estar fechado, será oferecido um opcional. Após o almoço viagem a Petrolina. Chegada no final da tarde.

    6º DIA, 27, SEXTA – PETROLINA/ VINHEDOS DA VINÍCOLA RIO SOL/ PETROLINA:

    Um dia na Fazenda Rio Sol localizada no município de Lagoa Grande, Pernambuco, do grupo de vinhos português da região do Dão (Global Wines). Agrega conhecimento, lazer, cultura e gastronomia. O passeio Rota dos Vinhos foi idealizado para aqueles que querem ter uma experiência inesquecível em uma vinícola no novo mapa do vinho, este localizado no Vale do Rio São Francisco com visita guiada e com prova de uvas e passeio em catamarã com banho de rio e degustação de espumantes e almoço com sobremesa. Taça Rio Sol de Brinde.

    7º DIAS, 28, SÁBADO – PETROLINA/ CASA NOVA/ PETROLINA:

    Em Casa Nova, Bahia, no Vale do São Francisco é surpreendente conhecer a Vinícola Terranova do grupo Miolo que se dedica à elaboração de espumantes, vinhos jovens e frutados e suco de uva integral. Na vinícola são colhidas duas safras anuais e os vinhedos são irrigados pelo sistema de gotejamento, com as águas do São Francisco. O passeio de dia inteiro é feito em parte com transporte em ônibus e depois num vapor do São Francisco com navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo, almoço à bordo, banho na ilha da Fantasia e visita com degustações de vinho, brandy e espumante.

    8º DIA, 29, DOMINGO – PETROLINA/ JUAZEIRO/ PORTO ALEGRE:

    Após o café da manhã embarque da bagagem e city tour pelas cidades de Juazeiro e Petrolina. Traslado ao aeroporto para voo de retorno.

BLOQUEIO GOL:

Ida: 1935 22 AUG POA/GRU  0615 0755 + 4912 22 AUG GRU/PNZ   0915 1155

Retorno: 4913 29 AUG PNZ/GRU   1315 1555 + 1236 29 AUG GRU/POA  1655 1840

SERVIÇOS INCLUSOS:

1) Tkts aéreos POA/PNZ/POA:

2) 7 diárias de hotel com café da manhã;

3) 3 tours (circuitos) na Serra da Capivara com guias locais e 1 tour de meio dia (sem refeições);

4) visita à Cerâmica artesanal;

5) City tour em Juazeiro e Petrolina;

6) Tour à Vinícola Rio Sol com degustações e almoço;

7) Tour Vapor do Vinho com Vinícola Terranova com degustação de vinhos e espumantes e almoço;

8) Transfers em Petrolina e viagem em vans ou microônibus entre Petrolina e São Raimundo Nonato:

9) acompanhamento de coordenador de grupo a partir de 15 pax.

NÃO INCLUSO: seguro-viagem, bebidas e refeições não citadas como inclusas e ingressos em museus, parques e atrativos.

HOTÉIS PREVISTOS:

  • Real Hotel: https://www.hoteis.com/ho921418624/real-hotel-sao-raimundo-nonato-brasil
  • Petrolina Palace ou similar: http://www.petrolinapalace.com.br/site

*GalaTur 

PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (EM R$ E POR PESSOA):

APTO TRIPLO: 

À Vista: 3.228,00

3 X no cheque pré: 1.076,00

1 + 7 X: 425,00

1 + 3 X: 824,00

APTO DUPLO: 

À Vista: 3.393,00

3 X no cheque pré: 1.131,00

1 + 7 X: 447,00

1 + 3 X: 866,00

APTO SGL:

À Vista: 4.062,00

3 X no cheque pré: 1.354,00

1 + 7 X: 535,00

1 + 3 X: 1.037,00

Taxas aeroportuárias e de emissão: 154,00

Tabela elaborada em 04.01.2021 – Preços sujeitos a alteração sem prévio aviso
À vista em cheque na data da inscrição ou depósito bancário; cheques pré-datados e com data a escolher dentro de cada mês; **taxas a serem pagas na entrada; entrada, dinheiro ou depósito bancário + 3 x nos cartões ou cheques; entrada, dinheiro ou cheque + 7 vezes, cartões ou cheque; para outras formas de pagamento, consultar-nos.

Avenida Nova York - 294 | Porto Alegre - Auxiliadora | RS 90550-070